EVENTO

A revista Educação realizará um evento especial com representantes de escolas admiradas e palestrantes renomados convidados a compartilhar suas experiências, práticas e ideias. Este será um espaço valioso para o aprendizado mútuo e identificação das melhores práticas educacionais. Venha refletir sobre as tendências do setor que contribuirão para alavancar os resultados da sua escola.

Garanta seu ingresso!

📆19 de Junho

📍FECAP Liberdade

🕰️Das 8h às 18h

O evento contará com:


Bárbara Carine, idealizadora da Maria Felipa, Bahia, primeira escola afro-brasileira, estará presente no painel Como ser um educador(a) antirracista.

 

José Pacheco, criador da Escola da Ponte, Portugal, participará do painel Como fazer novas construções sociais de aprendizagem. Ele também lançará três livros.


Débora Vaz, diretora pedagógica do Colégio Santa Cruz, SP, participará do painel A escola entre permanência e transformações.

 

Nossa programação de dia inteiro contará ainda com o reitor do Instituto MauáSP, José Carlos de Souza Jr. no painel 'Formar jovens adaptados às inconstâncias do futuro'


Ana Cristina Godoy e Marina Masella, professoras da rede municipal de São Paulo na EMEI Nelson Mandela, no painel De EMEI Guia Lopes para EMEI Nelson Mandela — nasce uma comunidade educadora.


Reflexões entre os painéis com Andrezza Amorelli, mentora de inovação escolar, e mais.

Confira a programação

Uniu – Cia de dança apresentará La dança per um fio do coreógrafo José Perez, na modalidade ballet contemporâneo.

Programação

------------------------------------

Palestrantes

José Pacheco


Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, referência mundial em inovação


Em, 2005, passou a residir no Brasil, após receber o título de notório especialista. Viaja pelo país e pelo mundo mobilizando educadores(as) que acreditam em uma educação transformadora e democrática. É autor de livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Colunista na revista Educação há mais de 10 anos.

Bárbara Carine


Idealizadora da primeira escola afro-brasileira, a Escola Maria Felipa, em Salvador, BA


Escritora, palestrante e professora efetiva da Universidade Federal da Bahia. É graduada em filosofia e em química, e tem mestrado e doutorado em ensino de química pela Universidade Federal da Bahia. Foi finalista do Prêmio Jabuti por dois anos seguidos e recebeu o Prêmio Maria Felipa, da Câmara Municipal de Salvador, em 2021.

José Carlos de Souza Júnior


Reitor do Instituto Mauá


 Técnico eletrônico pela ETE Lauro Gomes (1986), graduou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá (1992), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1998) em Sistemas Eletrônicos, sob a orientação do Prof. Senise, e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) na área de Processamento Digital de Sinais. Foi fundador e consultor associado, durante 15 anos da Mosaico Engenharia Eletrônica Ltda. E fundador e responsável técnico da Versor Inovação Tecnológica Ltda.

Débora Vaz


Diretora Pedagógica do Colégio Santa Cruz


Iniciou sua formação no magistério na Caetano de Campos. Fez pedagogia na PUC, e especialização na França em ciências da educação pela Université Paris-Descartes (Paris V – Sorbonne). Entrou para a equipe de consultores da Secretaria da Criança, da Família e do Bem-Estar Social e, alguns anos depois, foi convidada pelo Ministério da Educação para fazer parte inicialmente do programa Parâmetros em Ação, de formação continuada para professores. Em 2005, quando atuava como assessora e integrava o programa “São Luís te quero lendo e escrevendo”, também de formação de professores, foi convidada para implementar o projeto de uma escola de Ensino Fundamental e Ensino Médio do zero. Depois de treze anos nesse projeto, foi convidada para assumir a Direção Pedagógica do Santa Cruz.

Andrezza Amorelli


Mentora de inovação escolar e já foi diretora escolar


Ingressou na educação com o desafio de coordenar um projeto no Grupo Pão de Açúcar, onde coordenava e formava uma equipe que atendia cerca de 1.600 alunos por mês. Na graduação, participou de um grupo de pesquisas que atuava na formação de pedagogas para o trabalho com a filosofia nos anos iniciais. Atuou na gestão do Ensino Fundamental anos finais, fez parte do UNO Internacional, implantando o projeto e atendendo escolas, especialmente com o trabalho de formação de gestores e professores das instituições parceiras. Em 2017 eu assumiu a direção Colégio Elvira Brandão, tendo como desafio transformar uma escola centenária em referência de inovação e transformação pedagógica e gestora. Apoiou a instituição a escrever documentos identitários, repensar pilares e metodologias e formar a equipe pedagógica e gestora, propondo maneiras significativas de uma nova educação e uma escola mais transformadora.

Atuou como diretora de Pessoas e Cultura em uma grande rede, implantando um projeto de formação de Diretores de unidade e coordenadores, apoiando-os a estruturar o planejamento estratégico de toda a rede. Fundou A. Amorelli que atua no desenvolvimento humano, por meio de Mentorias e Team Coach para gestores educacionais.

Ana Cristina Silva Godoy


Professora da rede municipal de São Paulo na EMEI Nelson Mandela desde 2017


Pedagoga e educadora social.

Marina Basques Masella


Professora da rede municipal de São Paulo na EMEI Nelson Mandela desde 2017


Pedagoga e mestranda pela Faculdade de Educação da USP. Especialista em inclusão escolar e diversidade pelo Instituto Singularidades.

Carolina Luvizoto


Gerente de Educação na Faber-Castell


Educadora, especialista em Neurociência na escola, pelo Instituto Singularidades e é certificada pela LEGO Education Academy como Master Trainer, com mais de 18 anos de atuação no desenvolvimento e implementação de programas educacionais no Setor Público, Sistema S e Setor Privado. Possui grande experiência na formação de professores. Atualmente é Gerente de Educação da Faber-Castell, onde estrutura, desenvolve e implementa programas educacionais para escolas de todo o país.

Luis Fernando Gonçalves


Especialista educacional da International School


Especialista educacional da International School. Já atuou como consultor educacional, promovendo a educação bilíngue em diversos estados do Brasil. Formado em psicologia, especialista em Teorias da Personalidade e pós-graduado em psicopedagogia. Atuou em áreas da saúde como atendimentos clínicos pro bono, recolocação de populações marginalizadas no mercado de trabalho e projetos de dinamização de ambientes escolares em instituições da rede pública.

Jefferson Feitosa


Sócio fundador da Engenhoteca e da Educativa Streaming Education


Licenciado em Computação e especialista em Conflitos Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral, Jefferson Feitosa possui uma sólida formação acadêmica com uma extensão em Educação pela Faculdade Jean Piaget de Almada, em Portugal, e um MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência na área de educação, Jefferson é um renomado autor de materiais didáticos, palestrante e gestor de empresas. É sócio fundador da Engenhoteca e da Educativa Streaming Education, duas iniciativas inovadoras que visam transformar o cenário educacional através da criatividade, tecnologia e gestão eficiente.

Steven Beggs


Sócio fundador da Seven Bilíngue


Pai de quatro filhos e educador há 45 anos. Foi Diretor de Marketing, Financeiro, TI e CEO, hoje participa do Board da Seven. Graduado em Física nos EUA e na USP com Licenciatura. Participa de movimentos comunitários como o Boa Praça ocupando e revitalizando praças na zona oeste de São Paulo. É membro do CADES Lapa - Conselho Municipal do Meio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Especializou-se em Comunicação Não Violenta em vivências nacionais e internacionais.

É membro da Governança da Organização de Pais e dos grupos Famílias contra o Bullying e Frente Anti-racista da Escola Vera Cruz.


Participe do evento presencial da revista Educação, Escolas Mais Admiradas. Em 19 de junho, reuniremos na cidade de São Paulo escolas que têm inspirado outras para elas compartilharem seus projetos e assim, trocarem experiências com o público.

Localização

Local: FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Campus Liberdade


📍 Av. da Liberdade, 532 - Liberdade, São Paulo - SP, 01502-001


🚘Com estacionamento ao lado do local do evento (não incluso)

PATROCINADORES DO EVENTO

APOIO INSTITUCIONAL

Esperamos por você.

Juntos, podemos inspirar e impulsionar o futuro da nossa educação.

Acompanhe nossas redes sociais:

Referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica.